MusicPlaylist
Clica no Play =)

20 de junho de 2010

Camomila: do jardim para o bule.

Oiiinhêee Gatonass!!
Eu sei que eu to sumida, masss, achei que depois que eu voltasse a rotina de trabalho,
estaria mais tranquilo para postagens, maaassss me enganei. Meu tempo ta super curto,
mais prometo que sempre que puder, e que der... eu deixo algo legal aqui pra vocês.

Tenho certeza que todo mundo já ouviu falar em CAMOMILA, né??
Que sempre é bom tomar um cházinho desta durante a tarde, ou antes de durmir, mas você tem idéia de qual beneficio ou o que ela pode trazer pra seu organismo?


A Camomila (Matricaria chamomilla) é uma erva da família das Compostas e adapta-se praticamente a qualquer tipo de terreno. É uma planta herbácea anual que alcança, em média, de 30 a 50 cm de altura. Suas flores miúdas, semelhantes a margaridinhas brancas com o miolo amarelo, exalam um perfume delicado e enfeitam canteiros e vasos. O caule é ramificado e suas folhas bem recortadas. Originária da Europa, a camomila prefere clima ameno, mas é capaz de adaptar-se bem, desde que o clima não seja muito quente.

A camomila  pode surpreender por suas utilidades: além de ornamental, produz um chá calmante e digestivo, suaviza a pele e embeleza os cabelos. Trata-se de uma das ervas mais antigas que a humanidade já utilizou. O intenso aroma despertou o interesse pela planta e antigos pesquisadores, atraídos pelo doce perfume, acabaram por descobrir várias das propriedades que tornaram a camomila tão famosa.
Contra a insônia: Use flores secas de camomila para fazer travesseiros. Seu aroma delicado e suave ajuda a acalmar e diminuir a ansiedade.
 
Compressas: Para combater inflamações e inchaços dos olhos, recomenda-se aplicar compressas com o chá de camomila. Utilize um pano bem limpo, embebido no chá morno, coloque suavemente sobre os olhos.

Banho calmante e relaxante: Coloque um punhado de flores secas na água morna da banheira. É ideal para acalmar a agitação dos bebês e favorecer um sono tranqüilo.
Suavizante da pele: O óleo de camomila (encontrado nas boas farmácias de manipulação) é um ótimo suavizante para queimaduras e irritações da pele.

Para limpar as crostinhas da cabeça do bebê: Misture uma colher (sopa) de flores de camomila a uma xícara (café) de óleo de cozinha. Leve ao fogo, em banho-maria, por 3 horas. Coe num pano fino e esprema bem. Use embebido em algodão, passando delicadamente sobre as crostinhas.
 
Para aliviar dores: Faça o mesmo preparado explicado para as crostinhas do bebê, só que no final acrescente 1 pedra de cânfora. Aplique o óleo e cubra a região dolorida com gaze ou uma fralda de pano limpa.
Para além das sua propriedades calmantes (que são mais do que conhecidas e divulgadas), antioxidantes e cicatrizantes, sendo por  tudo isto ministrado a  pacientes em processo pós-operatório e tratamentos para gota e úlceras, surge agora uma novidade revolucionária no tratamento da diabetes.

3 comentários:

  1. OIIII..passando ora ver as dicas..bjs

    www.mdemulhermoca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. OOOOOiiiiii parceira, tudo bem sua sumida?
    hauhauhauauhauhau eu tbm tô que trabalho =/ mas até que gosto.
    Quanto a camomila, adooooro, ainda mais para chas, tenho mta insonia =(
    beejo beejo":"

    ResponderExcluir
  3. Oiii
    Que gostoso, não sabia de tantos beneficios!Adorei!
    bjinhuss

    ResponderExcluir

Bem vindo ao Roxa Pimenta!!

Deixe sua marca apimentada aqui ;)

E Volte sempre..

Beijão no coração!

Nas Compras Acima de R$30,00 Ganhe um Brinde Sigma!