MusicPlaylist
Clica no Play =)

30 de agosto de 2010

Gengibre: Sim, ele faz muito bem!

GENGIBRE FAZ BEM!!


Como planta medicinal, o gengibre é uma das mais antigas e populares do mundo. 
Suas propriedades terapêuticas são resultado da ação de várias substâncias, especialmente do óleo essencial que contém canfeno, felandreno, zingibereno e zingerona.
Popularmente, o chá de gengibre, feito com pedaços do rizoma fresco fervido em água, é usado no tratamento contra gripes, tosses, resfriado e até ressaca. Banhos e compressas quentes de gengibre são indicados para aliviar os sintomas de gota, artrite, dores de cabeça e na coluna, além de diminuir a congestão nasal, cólicas menstruais.
  
Possui sabor picante e pode ser usado tanto em pratos salgados quanto nos doces e sob diversas formas, como: fresco, seco, em conserva ou cristalizado. O que não é recomendado é substituir uma forma pela outra, nas receitas, pois seus sabores são muito distintos: o gengibre seco é mais aromático e tem sabor mais suave.

Este último é amplamente utilizado na China, no Japão, na Indonésia, na Índia e na Tailândia. No Japão costuma-se usar o suco (com o gengibre espremido) para temperar frango e as conservas (beni shooga), feitas com os rizomas jovens, são consumidas puras ou com sushi. Já o gengibre cristalizado é um dos confeitos mais consumidos no Sudeste Asiático.

O grande apelo do gengibre vem dele conter uma carne doce, ser muito aromático e medicinal. Isto fez com que se começasse a produzir diversos sub-produtos para atender um mercado cada vez mais crescente. O transporte rápido e eficiente fez com que os mercados pudessem positivamente obter o gengibre em seu estado fresco também.. Escolha seu gengibre com a pele sem rugas pois assim ele não estará fibroso. Descarte os pedaços que começarem a parecer enrugados, sem cor, e com as pontas mofadas. Estando assim eles terão seu interior fibroso e seco.

Gengibres mais velhos têm o gosto mais forte e mais ardido e portanto deverão ser usados com moderação. Gengibres podem ser guardados dentro de um saco de papel na parte baixa da geladeira.por várias semanas. Para prepará-lo, simplesmente descasque a pele com uma faca afiada e rale ou corte-o em fatias finas antes de utilizar.


Outros modos de USO..

Como alimento funcional, ele esta envolvido em vários fatores, então, tem outros exemplos de receitinhas legais que você pode estar usando:

I- Chá de gengibre : Uso para lavagem de narinas para diminuir os sintomas de rinites, gripes... Onde você aplica o chá com um conta gotas em uma narina, e deixa escapar pela outra. Ou Então a ingestão do chá para diminuição de inflamações de garganta.



II- "Pomada" Vaginal : Junte com Iogurte Natural o gengibre ralado, e aplique no absorvente na calçinha e deixe agir por uns 10 minutos. Gente, Não é pra introduzir no canal não... é so no absorvente mesmo tá??  É muito aconselhavel na eliminação de odores :)

III - Tchau Tchau Chulé : Faça um chá ou um suco com o gengibre e deixe os pés submersos neste produto por uns minutos... é tiro e queda na eliminação do terrivel chulé..



Receitinha BÁSICA:  SUCO ENERGÉTICO COM GENGIBRE


• 1 pedaço de gengibre
• 1 maçã descascada
• 1 limão inteiro (polpa e casca)
• 2 laranjas
• 4 cenouras

Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador com água e adoçante (prefira estévia) até atingir a consistência desejada.
Caloria por 200ml : Aproximadamente 160 kcal



Outras receitas que podem ser acrescentado Gengibre:





BOLO DE GENGIBRE













 BISCOITO DE GENGIBRE








 



 GELÉIA DE GENGIBRE









Aqui foram motivos para você introduzir o GENGIBRE em sua vida! :)

Se Alguém souber de algum outro modo de uso... deixe seu recadinho aqui tá??

Beijão a Todosss!!


2 comentários:

  1. Olá minha flor, é um prazer tê-la em meu blog! Seja super bem-vinda! Bjinhus e uma ótimaaaaaa semana!

    ResponderExcluir
  2. Ai esses biscoitos, hummmm!!!
    Deu vontade de comer.
    Eu amo biscoitos, hihiih...

    beejo beejo":"

    ResponderExcluir

Bem vindo ao Roxa Pimenta!!

Deixe sua marca apimentada aqui ;)

E Volte sempre..

Beijão no coração!

Nas Compras Acima de R$30,00 Ganhe um Brinde Sigma!