MusicPlaylist
Clica no Play =)

27 de novembro de 2010

Um pouco sobre Jenipapo!



Boa noite de Sabadão!! Oba Oba!!
Quem ta pronto ai pra sair hoje?? Baladinha!! Hummmm!
Bom, não é meu caso hoje, porque hoje eu vo assistir é seriado com meu amor! rsrsrs AdoroOo! Terminando de assistir a parte da temporada 3 de Merlin! E Vamos começar lá na temporada 1 de SUPERNATURAL! huuhu

Agora, ouvindo musica: Beyonce !! Coomo sempre! rsrs

Bom, essa semana eu TESTEI o TAMARINDO, mas, hoje não tive a oportunidade AINDA de testar, mas, assim que eu puder... faço o teste e trago para vocês ok??

Fruta de Hoje, JENIPAPO!!!



Jenipapo é uma fruta que se parece com o figo, só que um pouco maior. Fruto do jenipapeiro, deve ser colhido no ponto certo de maturação para que possa ser aproveitado. Embora seja consumido ao natural, seu uso mais freqüente é sob a forma de licor. Na medicina caseira, o jenipapo é utilizado como fortificante e estimulante do apetite. Quando verde fornece um suco de cor azulada muito utilizado como corante para tintura em tecidos, artefatos de cerâmica e tatuagem. Após a maturação sua polpa é comestível.

PRINCIPAIS COMPONENTES: Elevado conteúdo de ferro, cálcio, hidratos de carbono, calorias, gorduras, água, vitaminas B1, B2, B5 e C.
APLICAÇÕES TERAPÊUTICAS:  Indicado para combater a anemia decorrente de impaludismo ou das verminoses. Cientificamente esta comprovada sua eficiência contra asma. Como diurético, o suco do fruto é aconselhável nos casos de hidropisia. As chagas de origem sifilítica  podem ser combatidas pelo fruto verde, moído, em aplicações tópicas.A raiz é purgativa e a casca  do tronco propicia uma substancia branca mediante a qual se podem combater as cataratas.

JENIPAPO - É indicado na má digestão e nas afecções do fígado e do baço.


USOS DO JENIPAPEIRO

Na medicina caseira


Chá de raízes (como purgativo), sementes esmagadas (como vomitório). chá das folhas (como antidiarréico), fruto verde ralado (para asmáticos), brotações (desobstruinte), suco do fruto maduro (tônico para estômago, diurético e desobstruinte). No forrageamento de animais: folhas e frutos cortados em pedaços pequenos para alimentar bovinos, caprinos e suínos.


 No curtimento de couros: casca do caule (cor cinza-claro) e o fruto verde são ricos em tanino.

Na alimentação do homem: Fruto comestível ao natural e empregado no preparo de compota, doce cristalizado, refresco, suco, polpa, xarope, licor, vinho, álcool, vinagre e aguardente. A jenipapada é um doce feito de jenipapo cortado em pedacinhos e misturado ao açúcar, sem ir ao fogo.


 Na indústria de madeira: A madeira de cor branca (marfim) é mole elástica, flexível, racha com facilidade, recebe bem o verniz e tem longa duração. É empregada em construção naval e em construção civil, em marcenaria de luxo, em tanoaria, em fundições (moldagem de peças) e em xilogravura, entre outros.


Duas Receitinhas com Jenipapo:

Compota de jenipapo

Ingredientes: 5 jenipapos maduros e 1 kg de açúcar

Modo de fazer: Lave os frutos e deixe escorrer. Corte em fatias, retirando a pele e o miolo. Ferva em água com gotas de limão. Deixe escorrer em peneira. Prepare uma calda na proporção de 3 xícaras (chá) de açúcar para cinco de água. Coloque as fatias na calda, deixando ferver por cerca de 5 minutos. Esfrie e acondicione em frascos de vidro de boca larga, esterilizados.


Licor de jenipapo

 
Lavar os frutos, cortá-los ao meio e deixá-los, durante dez dias, num vidro fechado, com cachaça. Depois desse período, fazer uma calda grossa, misturando o açúcar e a água – em fogo alto, gastam-se aproximadamente 45 minutos. Deixar ferver bastante. Retirar do fogo, esperar esfriar, e despejar a cachaça na calda, apertando os frutos com as mãos. Retirar os pedaços do jenipapo e passar a bebida num coador de flanela e depois num de papel. Se o processo estiver muito lento, trocar de filtro. Depois de pronto, guardar em garrafas.


*Imagens meramente ilustrativas 


Um comentário:

  1. OI Fá... Você acredita que estou com umas fotos aqui e também vou fazer um post sobre o jenipapo? rsrs
    Gosto muito dele, pricipalmente do suco e do doce cristalizado, que por sinal procuro a receita.
    Tomei o suco do jenipapo durante muito tempo na minha gravidez, porque eu estava com princípio de anemia... Muitooo bom...
    Abraços, Daniana
    http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Bem vindo ao Roxa Pimenta!!

Deixe sua marca apimentada aqui ;)

E Volte sempre..

Beijão no coração!

Nas Compras Acima de R$30,00 Ganhe um Brinde Sigma!