MusicPlaylist
Clica no Play =)

24 de novembro de 2010

Tamarindo? Você conhece?!

Olaaaaaaaa Pessoas!!
Hoje, vou ser bem direta, trouxe uma coisa pra vocês que sinceramente, eu mesma só conhecia por nome. Sabe quando você assistia o programa do CHAVES e ele ficava vendendo aqueles sucos deliciosos lá na barraquinha? 
Você Ouvia ele dizer que tinha suco de TAMARINDO?
Tamarindo? que troço é isso ?? Você sabe ou conhece? ou simplesmente já provou??

Hoje então, vamos te apresentar este tal TAMARINDO!

O tamarindo (Tamarindus indica L.) é um fruto originário das savanas africanas, embora o cultivo e a exportação sejam explorados principalmente pela Índia. No Brasil, a fruta é bastante consumida no Norte e Nordeste.

Antigamente, o tamarindeiro e sua fruta eram considerados maléficos; as armas feitas com a madeira dessas árvores eram vistas como invulneráveis. O tamarindeiro  é uma árvore com uma copa densa e pode alcançar até 25m, sendo apreciada também como forma de ornamentação em áreas urbanas. A temperatura média ideal para o desenvolvimento da planta é de 25ºC, em regiões de clima tropical úmido ou árido.



O tamarindo é uma vagem revestida por uma casca não muito grossa, porém dura e quebradiça.
 No interior da casca, há uma polpa avermelhada, fibrosa, com um alto teor de ácido tartárico.


 Então, vamos testar o sabor do TAMARINDO ??
Para isso, foi convocado para dar uma forçinha nessa parte, meu sobrinho emprestado PATRIC (sobrinhodomeuamor) para fazer este teste. Então Vamos lá!!

A VITIMA DO TESTE! O TAMARINDO!
 


Hum... qual será o sabor????????

A PRIMEIRA MORDIDA!!


HUmmmmmmmmmmmm! Azedaaaaaaassssssso!! hummmm!

E a Careta piora a cada mordida!!!   HUahuahUHuahuHUHAa

Conclusão: SABOR HIPER MEGA AZEDO!!! :)


O tamarindo é rico em vitamina C e B1 (tiamina), fósforo, cálcio, ferro e pectina, principal fibra solúvel (capaz de reduzir o colesterol do sangue). A polpa é rica em ácido cítrico, málico e tartárico, parcialmente combinados sob a forma de sais de potássio e cálcio. Contrariamente aos outros frutos, a acidez não diminui com a maturação. O fruto apresenta propriedades fitoterápicas por ter características laxativas, é bastante recomendada para curar males do intestino, sobretudo prisão de ventre.  O tamarindeiro é considerado uma árvore de multiuso. Fonte de madeira, alimento, semente, forragem animal, extrato medicinal e potenciais componentes industriais.

Possui um sabor doce, porém bastante ácido, por esse motivo é pouco consumido in natura. A polpa pode ser usada no preparo de doces, bebidas, conserva, sorvetes, licores e sucos concentrados. Na Índia é usado como tempero para arroz, carne, peixe e outros alimentos salgados.  As sementes são aproveitadas na indústria alimentícas, utilizadas como estabilizantes de sucos e alimentos.


Espero que tenham gostado!
E Esse é o tal Tamarindo, que o Chaves tanto vendi em forma de suco! rsrs



Um comentário:

  1. Tamarindo em primeiro lugar me lembra Chaves, óbvio.
    E depois umas balinhas de tamarindo em forma de bola, que vinham embrulhadas num papel branco e vermelho. Achava bem estranha aquela bala, minha mãe gostava.
    Bjs

    ResponderExcluir

Bem vindo ao Roxa Pimenta!!

Deixe sua marca apimentada aqui ;)

E Volte sempre..

Beijão no coração!

Nas Compras Acima de R$30,00 Ganhe um Brinde Sigma!