MusicPlaylist
Clica no Play =)

2 de maio de 2010

Shakes Milagrosos?? NAO!


 Shakes na Alimentação


 Para muitas pessoas é difícil resistir à tentação de perder peso rapidamente, conforme prometem os shakes, apresentados como substitutos das refeições. Esses “milagrosos” produtos estão ao alcance de todos que passam pelas gôndolas de farmácias e supermercados ou por lojas de produtos naturais. Geralmente, os consumidores trocam o café da manhã ou o jantar por esse alimento, na expectativa de eliminarem alguns quilos extras.

Os substitutos podem funcionar se inseridos numa dieta balanceada, para compensar a possível falta de algum nutriente. Além disso, deve ser batido com leite, de preferência desnatado ou de soja, para chegar ao valor nutricional exigido. “O objetivo é introduzir o shake em um cardápio de reeducação alimentar.”  

Os shakes têm muita fibra, o que estimula a produção do colecistoquinina (CCK), um hormônio que ajuda a controlar a fome. “Geralmente, é introduzido naquela refeição em que a pessoa costuma comer mais.

Problemas encontrados 

O valor energético dos produtos já misturados com leite ficou entre 190 kcal a 230 kcal. O que é, segundo profissionais, muito baixo especialmente para quem deseja emagrecer. Isso porque o corpo humano precisa de energia para desempenhar suas funções e realizar as tarefas do dia a dia. Sem o combustível necessário, o corpo adota um sistema de “economia de energia” e gasta menos calorias.
Os shakes analisados forneceram, em média, 32% de proteína. Mas, para a Associação dos Consumidores que o ideal é que as proteínas não ultrapassassem 10% a 15%. Fundamentais para a formação e manutenção dos tecidos do corpo, na síntese de enzimas etc., as proteínas podem acarretar problemas renais e hepáticos e perda de cálcio pelo organismo quando consumidas em excesso. 
o emagrecimento rápido pela dieta com os shakes pode resultar em perda de músculos e de água, e não de gordura. As análises ainda apontaram que os produtos fornecem proteínas e carboidratos demais, mas gorduras de menos. O teor calórico dos shakes também é baixíssimo, o que os torna desaconselháveis para a saúde, diz a entidade.


*Deve-se aprender a se alimentar adequadamente. 
*Há versões que são complementos nutricionais, e não substitutos da refeição.
*Lembro que, como o shake é industrializado, contém corante e conservante o que nao são considerados saudáveis.


Então, NUNCA substitua sua alimentação regular, por esses shakes, pois assim, seu organismo estará recebendo quantidades pobres de nutrientes necessarios para seu funcionamento correto.

Tenha Uma AlimentaÇão Saudável.


Fonte: Abril.com



Ao Invés desses Shakes, que tal tomar um suco saboroso??? Vou deixar aqui embaixo uma receitinha pratica e saudável que pode ser ingerida no cafe da manhã ou nos lanches.. ou entao, na hora que voce preferir. Aproveite.

SUCO NATURAL

 
 
1 maçã
1 beterraba
1 cenoura
2 laranjas (suco)
Couve
Para diferenciar o sabor, alterne os temperos: salsa, gengibre, etc.
Sementes germinadas (trigo, aveia, gergelim) ou castanhas hidratadas (nozes, amêndoas, castanha do Pará, semente de linhaça).


Modo de Preparo:

No copo do liquidificador, as maçãs, beterraba. Ligue o liquidificador e soque os ingrediente com a cenoura. Se houver necessidade, coe. Acrescente a couve, o tempero e as sementes e/ou as castanhas. Bata novamente no liquidificador. Coe.

PARA GERMINAR - trigo em grão, aveia em grão, semente de girassol, etc. Deixe, á noite, as sementes de molho em água. No dia seguinte, escorra a água e deixe as sementes em uma peneira ou escorredor e regue de 6 a 8 horas. No outro dia, as sementes estão apontando um “narizinho”. Estão germinadas.

PARA HIDRATAR – deixe as castanha ou semente de linhaça de molho, á noite, em água. No dia seguinte, use-as no suco.

PARA COAR – Será necessário um coador de vual. O vual é encontrado em qualquer casa de tecidos. Corte o tecido deixando um círculo, queime as bordas com uma vela. Fure as bordas com um incenso (deixando buracos para passar o elástico). Passe o elástico e dê um nó. Está pronto o coador.

PARA BEBER –. Depois de coar, acrescente um fio de azeite extra-virgem ao suco  (para absorção das vitaminas lipossolúveis).



Fabiana Gasparini Dias
Nutricionista
CRN5 -2260

2 comentários:

  1. Fabiana,
    Gostei muito deste seu artigo!!!
    Aqui por Portugal a moda dos batidos (como nós chamamos por cá), também esta em grande e muitas vezes os pacientes chegam a nós com essa ideia na cabeça...o que depois dá um certo trabalho a retirar e insistir sempre por uma alimentação saudável, completa e equilibrada...

    ResponderExcluir
  2. Oii, obrigada pela visitinha!
    Adorei as dicas de alimentação e a receitinha do suco, vou tentar fazer!

    beijinhos
    http://deliriosdeconsumosa.blogspot.com

    ResponderExcluir

Bem vindo ao Roxa Pimenta!!

Deixe sua marca apimentada aqui ;)

E Volte sempre..

Beijão no coração!

Nas Compras Acima de R$30,00 Ganhe um Brinde Sigma!