MusicPlaylist
Clica no Play =)

30 de abril de 2010

Quinua na sua Alimentação!

Quinua.. o Grão de Ouro!



Fonte de proteína, carboidrato de baixo índice glicêmico, gordura saudável, vitaminas, minerais e aminoácidos, a quinua contêm todos os nutrientes essenciais. O grão tem uma ficha nutricional que serve de aliada a saúde. "A quinua é rica em ômega 3 e 6, gorduras do bem que impedem a deposição de gorduras maléficas nas artérias, ou seja, reduz o colesterol ruim (LDL)".

São encontrados os seguintes minerais:
MAGNÉSIO - participa da produção de energia, da contração muscular, da manutenção da função cardíaca normal e da transmissão dos impulsos nervosos.

* POTÁSSIO - importante no controle da pressão arterial, nas contrações musculares, na saúde das artérias e na manutenção dos líquidos celulares.

* ZINCO - aumenta a ação de enzimas que combatem os radicais livres, fortalece o sistema imunológico, retarda o envelhecimento e favorece o crescimento e fortalecimento dos cabelos.

* MANGANÊS - importante para a saúde dos tendões e ossos. 

E fornece também as seguintes Vitaminas:

* TIAMINA - atua na produção de energia, no metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas. Favorece a absorção de oxigênio pelo cérebro e auxilia o funcionamento do Sistema Nervoso. Possui papel importante nas funções relacionadas com memória e cognição. É também indicada no tratamento da TPM (cólicas e dores nas mamas).

* RIBOFLAVINA - importante para a integridade dos tecidos e protege contra lesões oxidativas.

* NIACINA - atua na obtenção de energia e no metabolismo das proteínas, gorduras e carboidratos. Aumenta a habilidade dos glóbulos vermelhos de carrear oxigênio.

* ÁCIDO PANTOTÊNICO - essencial na produção de energia pelas células

* ALFA-TOCOFEROL (Vitamina E) - tem ação antioxidante e interrompe as reações em cadeia dos radicais livres que danificam as células. Atua na manutenção do tecido epitelial e previne danos nas membranas celulares.

Outra característica importante é que cada grão tem 20 aminoácidos diferentes e entre eles a lisina, aminoácido que ajuda a fortalecer a imunidade e a melhorar a capacidade da memória. Já as proteínas, também contidas no cereal, podem auxiliar na elasticidade das fibras musculares e na recuperação de tecidos e células. "Os atletas encontram um valor protéico na quinua que pode ajudar na recuperação dos músculos. As mulheres também podem ser beneficiadas, pois o grão contém fitoestrógenos (hormônios vegetais) que amenizam os sintomas desagradáveis do período pré-menstrual e menopausa".

O cereal de valor nutritivo altíssimo, a quinua, descoberta pelos incas da Bolívia e do Peru há mais 500 anos, pode ser consumido por crianças, grávidas, lactantes, atletas, idosos, adultos e jovens, ou seja, não tem contra indicação. "O grão não contém glúten, pode ser consumido até mesmo por aqueles que têm intolerância a essa proteína".

Encontrada em diversas versões: grãos, flocos, farinha e até macarrão, a quinua pode ser explorada em várias receitas. No entanto, vale a criatividade para conciliar sabor a um "alimento completo". "Não podemos nos esquecer que todos os outros cereais tradicionais como o arroz, milho, trigo, aveia e outros são tão importantes nutricionalmente quanto a quinua. Portanto, não devem ser colocados de lado nas refeições".  


Estou deixando uma receitinha básica com a QUINUA, para que você que nunca experimentou (e quem ja experimentou tbm) possa estar apreciando este Grão tão rico!

 Fonte:CopacabanaRunners



QUINUA COM LEGUMES 

Ingredientes:
  • 1 xícara ( chá ) de quinua
  • 1/2 xícara (chá ) de cenoura ralada
  • 1/2 xícara (chá ) de vagem cortadinha
  • 1/2 xícara ( chá ) de couve-flor cortada em buquês pequenos
  • 1/2 cebola (pequena ) picada
  • 1 colher (sopa ) de aceite
  • 2 colheres (sopa ) de alho-poró em rodelas finas
  • 1/2 colher ( café ) de sal
  • Salsa picada à gosto
  • Tomilho a gosto
  • Pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo:
  1. Cozinhe a vagem e a couve-flor al dente (um pouco durinhas) reserve
  2. Ferva 1 xícara (chá) de água
  3. Coloque a quinoa para cozinhar na água fervendo por 10 minutos, mexa e reserve, a água vai evaporar quase toda
  4. Refogue o aceite, a cebola, o alho-poró, até a cebola ficar transparente, coloque a vagem, a couve-flor, a cenoura ralada, a quinoa, a salsa, o tomilho, a pimenta-do-reino, o sal misture bem por 2 minutos
  5. Está pronta para servir, pode colocar num potinho e desformar sobre o prato 

Um comentário:

  1. Muito interessante esta postagem sobre o Quinua.. Também sou Nutricionista e me identifico bastante com alimentos funcionais.
    Bjos e até mais..

    ResponderExcluir

Bem vindo ao Roxa Pimenta!!

Deixe sua marca apimentada aqui ;)

E Volte sempre..

Beijão no coração!

Nas Compras Acima de R$30,00 Ganhe um Brinde Sigma!